terça-feira, 16 de novembro de 2010

"I can see clearly now, the rain is gone..."





"... Gone are the dark clouds that had me blind..."



E eis que tudo tinha uma explicação... Sim, porque eu NÃO PODIA SER DAQUELE JEITO...
Engraçado como nos momentos de crise você acaba esquecendo de como é, e acredita na imagem deturpada que a confusão causa..

A depressão, o choro constante, a instabilidade emocional... Durante 2 semanas podem ter sido sintomas da "descontinuação de uso" do Efexor sim, mas estavam durando demais!! 
A explicação veio com o resultado dos exames de sangue que realizei na última semana: TSH elevado, T3 e T4 em níveis normais. Significado: Hipotireoidismo Inicial
Basta dizer que os sinais estavam lá: unhas e cabelos fracos e quebradiços, aumento de peso, pele seca...

Confesso que fiquei aliviada ao saber que meu problema era real, não era um mero descontrole psicológico ou uma TPM em grau elevado. Saber que tem tratamento, que posso voltar a ser como era antes... nossa, tirou um peso dos meus ombros! 

Meu oncologista, Dr. Jeferson Vinholes, disse que a radiação sofrida há 10 anos atrás poderia causar algum tipo de alteração na tireóide, coração, seios... Dos males, o menor!! Os exames radiológicos que fiz, incluindo mamografia, não demonstraram alterações visíveis. Agora, com o resultado dos exames sanguíneos em mãos, o próximo passo deve ser consultar um endocrinologista para seguir um tratamento e regularizar estes meus hormônios. 

Enquanto isso, minha psiquiatra e meu psicólogo me dão o suporte para lidar com essa inconstância toda. Iniciei o uso de 20mg de fluoxetina, para tratar a depressão e me estabilizar até que o tratamento específico seja iniciado. Sigo tomando Rivotril, mas somente antes de dormir (a indicação era de 3x ao dia, mas fico tão sonolenta...).

Me trato para Síndrome do Pânico desde os meus 19 anos, quando tive minha primeira crise. Desde então, fiz uso de inúmeras drogas (psicotrópicos) diferentes, na tentativa de me adaptar àquela que controlasse as crises e que causasse o mínimo de reações adversas. Já fiz uso de fluoxetina antes, mas há uma "lacuna" na minha ficha médica durante esse período, pois foi bem na época que morei em Sampa e acabei abandonando o tratamento por conta própria. Que louca! Mas eu me sentia TÃO bem, que o medicamento parecia ser desnecessário naquele período. Baita "cagada", heheheeh... Durante um tempo me mantive bem até, mas depois voltei a ter crises, desta vez voando, tendo que servir passageiros, pernoitar em lugares distantes e passar por turbulências.. Mas o que eu estou querendo dizer, é que devido a essa "lacuna", não sei dizer (e minha médica, principalmente) como meu organismo se comportará ao antidepressivo. Terei boca seca? Insônia? Queda na libido? 

Eu deveria ter anotado tudo em um diário, feito um resumo de como cada droga se comportou, o que eu sentia, se ocorriam crises quando em uso delas... Mas não fiz. Vou ter que contar com a sorte e rezar para que a titia fluoxetina me ampare nos momentos de depressão.


Ah! A boa notícia é que recebi a visita de Pollyana neste feriadão!! Veio cantando Jimmy Cliff, e usava um sorriso estampado no rosto. Me garantiu que volta outras vezes...



Um comentário:

Chegadas e Partidas disse...

Vanessa!!! Que legal acompanhar seu blog e ver que vc melhorou. Esses dias me peguei pensando em vc e como estava sua adaptação sem o remedinho. Uma pena que vc deletou o orkut, mas tudo bem, pelo menos tenho o seu email e face e agora o blog!!! nao se perde d mim pq vc é muito importante e especial.
um beijao guria!!!