terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Filmes do findi



É conhecido que sou amante de seriados e filmes. Na falta de um, vai o outro. E, no intervalo dos ajustes no apê novo, vai algum dos dois. 


Neste findi, por exemplo, nos atualizamos com Fringe ("The Firefly"), Modern Family ("Sneak Peek" - sempre ótimo), Lie to Me (foram 3 episódios, nem lembro mais os nomes) e The Big Bang Theory ("The Love Car Displacement" - muuuuito boooom!!). 


Acontece que fiz uma lista de filmes para que o namorido fizesse os respectivos downloads. Misteriosamente, esta lista sumiu (suspeito que namorido duvide de meu gosto para filmes, e  voluntariamente a descartou - alguém mais aqui achou "Pequena Miss Sunshine" fofo???). Anyway... um dos itens já havia sido baixado e estava lá, há algum tempo, como opção para quando não nos restasse mais opções.


Acredito que devemos abrir nossa mente para o diferente, para aquilo que não se encaixa exatamente no seu gosto, mas que você deve conhecer para ter uma opinião a respeito, enfim.. Estou falando de filmes, ok? Por isso, de vez em quando sugiro ao namorido para assistirmos a alguns clássicos do cinema mundial, famosos por não sabermos bem o porquê, assistir sem preconceitos e tentar entender a razão de tal sucesso. E ter o que comentar depois, né?


Assim, assistimos ao primeiro Drácula, filme de 1931, com Béla Lugosi interpretando o famoso vampiro. Dizem que foi o mais charmoso dos condes interpretados no cinema. Bizarro, para dizer o mínimo. Os cortes, as cenas perdidas, um vampiro que não coloca medo em ninguém... seduzir, então! Humpf. Ainda assim, interessante ver como, na época, os poucos recursos cinematográficos eram utilizados para que a atenção da plateia fosse capturada, através do jogo de luzes, da música, dos olhares hipnotizadores do personagem... 



Mas isso não foi neste fim-de-semana, não!! Só estou dando um exemplo, heheheh. Desta vez, nos aventuramos por nada menos que...



O filme foi feito antes mesmo de eu nascer, é o apelido do time holandês de futebol e seu personagem bizarro ilustra vários itens que já vi por aí. O engraçado é que nunca ouvi falar sobre o que se tratava o filme! Assim, partimos em nossa aventura cinematográfica, sem saber pelo que esperar..

O que posso dizer sobre Laranja Mecânica? Vou expôr a cena: Com os créditos finais do filme, eu e namorido nos olhamos e eu disse: "Joga no Google e descobre sobre o quê exatamente se trata esse filme". E foi assim.

Entendo que, para a época, o filme foi revolucionário. Quer dizer, não sei se é bem esta a palavra, mas as cenas de violência e estupro não deveriam ser muito comuns para a época. Segundo Titia Wiki, foi proibido no Brasil na época do lançamento, e a censura era de 18 anos.

Cenas fortes, cenários futurísticos (só fui saber depois, que os cenários deveriam ser futurísticos), muita referência ao sexo e gírias impossíveis de ser traduzidas para o português (invenção do autor do livro em que o filme foi baseado), o que nos deixa confusos por momentos.

O personagem principal, Alex DeLarge, é o símbolo-mór deste clássico. Já foi retratado em episódio dos Simpsons, serve de tema para festas a fantasia, entre outras coisas. Olha só como ele é famoso:

Personagem principal: Alex DeLarge

   
Hello Kitty
   
Snoopy
Bart Simpson
Pelúcia fofa de Alex
Episódio de "Os Simpsons"
"Cabeçudo" de Alex
Arte com Alex
Isqueiro
Versão Christina Aguillera, de Alex

Camiseta

Almofada

Toy Art

Wallpaper

Maldade com a criança, heheheh

Bom, juro que paro por aqui. As referências e a quantidade de produtos sobre o filme é enorme! E me deu uma "vontadezinha" de ter alguns deles!!!

Este post já ficou enorme! E está ficando tarde. Ainda tenho que tomar banho e lavar o cabelo (aff!)..

Na continuação, tenho mais dois filmes a comentar: 

        

Vida e morte de Charlie St. Cloud
O Experimento Detenção

Bom, até mais!!!

3 comentários:

Chegadas e Partidas disse...

Eu adorei Miss Sunshine! Vi o filme na época em que estava no Uruguai e me lembro com carinho das pessoas que estavam comigo assistindo, comendo uma macarronada na cozinha da pensão...
Laranja Mecanica ainda ta na minha lista. Drácula não sei..talvez o livro...
beijoes pra vc gata
saudades

Dennyse Bacelete disse...

Menina, como pode alguém não ter gostado de A Pequena Miss Sunshine? Além da linda história, ainda tem cenas hilariantes como a da fuga com o corpo do vovô.
Quanto a Laranja Mecânica (Clorckwork Orange), é difícil mesmo entender a importância desse filme se não se viveu nessa época (é, confesso, eu estava lá, já que nasci em 65). Apesar de ser muito criança na época para assisti-lo, vi e vivi os anos 70 o suficiente para entender o filme depois, quando o vi.
O ano é 1971, tempos em que Charles Manson foi condenado a morte e seus seguidores à câmara de gás, cerca de 500 mil pessoas marcham contra a Guerra do Vietnam em Washington, a sociedade se bate e rebate sobre formas de reeducação social e a violência generalizada e o filme dá uma, como chamamos, chicotada psicológica, nos mesmos moldes de Lolita.
Simplesmente sensacional.
Ah, ainda em tempo: também tenho o hábito de assistir filmes importantes para a história do cinema simplesmente para tentar entender o porquê de tamanho sucesso. Foi assim com Casablanca, mas até hoje não entendi o porque de tanto terremoto. Talvez porque não tenha vivido os anos 40 (rs).
Parabéns pela empreitada.
Bjs!

Van disse...

pois é... namorido NÃO gostou da "Pequena Miss Sushi", achou bizarra aquela família, tudo. Mas eu tb achei muito fofo!!
Dennyse, teu comentário acrescentou muito ao meu post!! Realmente, é preciso saber sobre os acontecimentos que ocorreram na época para compreender melhor o filme. Depois que tu citaste alguns destes acontecimentos, minha percepção sobre o filme mudou, entendi alguns pontos que pareciam "soltos", heheheh... Obrigada por compartilhar o conhecimento!!!
Beijos!!